sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chuva Ácida

Como acontece?
Primeiro os poluentes são lançados na atmosfera. Os gases como dióxido de enxofre (SO²) e óxido de nitrogênio (NOx) reagem com água formando ácidos sulfúricos (H2SO4) e nítrico (HNO3). Depois são trazidos de volta á superfície na forma de chuva, conhecida como chuva ácida, que altera as condições químicas da água e do solo, causando danos a vegetação, edifícios e monumentos das cidades.
Veja como ocorre:
Gás Carbônico- Dióxido de Enxofre- Óxido de Nitrogênio- Precipitação sob forma Líquida- Chuva Ácida – Precipitação seca (abaixo das nuvens).

Explicação:

É considerada chuva ácida qualquer precipitação,seja em forma de chuva, geada, neve ou neblina, que contenha gases de enxofre e nitrogênio dissolvidos. Estes são gerados pela queima de combustíveis fósseis nas indústrias e nos automóveis. Os óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre transformam-se em ácidos quando em contato com água. A emissão desses poluentes na atmosfera tem aumentado muito nas últimas décadas, como conseqüência da crescente industrialização.
Os efeitos da chuva ácida são extremamente nocivos, pois alteraram a qualidade química do solo e da água doce; atingem as cadeias alimentares; destroem florestas e lagos e causam danos a agricultura. Também corroem edifícios, monumentos e estatuas de mármore, pondo em ris patrimônios cultural como Acrópole, em Atenas; o Coliseu em Roma, a catedral de Notre-Dame, em Paris e outros. Acredita-se que também seja prejudicial à saúde humana.
Em São Paulo, a chuva contém uma concentração de poluentes maior do que a tolerada pelos padrões internacionais. Em Bagé (RS), há a usina de Candiota, termelétrica a carvão, que pode estar provocando a formação de chuva ácida no Uruguai.





Um comentário:

  1. No caso da precipitação seca, os gases ficam depositados em superfícies e quando vem a água eles se transformam em acido sulfúrico e Nítrico ou ficam na atmosfera e se transformam quando tem a chuva normal ou ficam la e não se transformam?

    ResponderExcluir

Powered By Blogger