quinta-feira, 8 de abril de 2010

Poluição

Existe na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos.
Tudo o que prejudica esse equilíbrio e o altera pode ser chamado de poluição, a poluição é provocada pela atividade humana e está relacionada á concretização das populações.
O homem produz resíduos e lixo, explora os recursos naturais, destrói ecossistemas para se fixar (construir moradias, plantar) em excesso, o que dificulta a natureza de se recuperar.
Portanto, quanto maior for o numero de pessoas, mais intensa será a poluição

Tipos de poluição:

A poluição ambiental pode tomar vários aspectos, dependendo do tipo de poluente e da parcela do ambiente mais afetada. De um modo geral podemos considerar a poluição do ar, da água e do solo. Outras formas de poluição que também podem ser citadas são a medicamentosa, a sonora e a radioativa.

Poluição das águas:

A atividade humana vem causando, nos últimos anos, um grande impacto nos ecossistemas aquáticos. São muito freqüentes as notícias de mortandade de peixes e de outros organismos em rios e litorais poluídos. Também são comuns as noticias sobre a contaminação de alimentos provenientes de rios ou do mar.
Os rios que servem as regiões mais povoadas sofrem descarga contínua de dejetos humanos, detergentes domésticos, resíduos industriais, fertilizantes e defensivos agrícolas etc. todo esse material orgânico e inorgânico causa poluição das águas. Mesmo águas subterrâneas têm sido contaminadas por produtos que não são biodegradáveis.
Os esgotos das cidades, por exemplo, lançam nos rios dejetos humanos e detergentes domésticos. Os excretos humanos constituem matéria orgânica favorável ao desenvolvimento de certas bactérias, cuja intensa atividade reduz a quantidade de oxigênio na água, impedindo a existência de organismos mais complexos. Ao atingirem um número muito elevado, essas bactérias podem esgotar o oxigênio, possibilitando o desenvolvimento de bactérias anaeróbias. Esse processo e a existência de agentes patogênicos e de partículas em suspensão explicam a ausência de peixes e outros organismos aquáticos em rios poluídos. Neste, podemos encontras apenas vírus, esporos de fungos em bactérias, cistos de protozoários e ovos de vermes.
Assim como os rios os mares podem sofrer ainda a contaminação pelo petróleo e seus derivados. Os navios petroleiros são grandes responsáveis por esse tipo de poluição, pois os reservatórios de petróleo são lavados com água do mar. Alem disso, ocorrem acidentes com poços de extração submarina e vazamento de petroleiros.O petróleo derramado no mar pode aderir á plumagem das aves marinhas, impedindo seu vôo e matando-as por afogamento.Por formar uma camada uma camada impermeável na superfície do mar, também destrói o plâncton, com sérias conseqüências para todos seres marinhos que dele dependem.Quando as doses não são letais para os organismos marinhos, eles podem ser ingeridos pelo homem, que sofrerá os seus efeitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger