terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Consumo consciente evita o desperdício de água em casa.

Dá para economizar mais de 400 mil litros de água por ano se souber fazer um consumo racional e consciente de água.


Você deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava louça? Esquece da vida na hora do banho? Então, desperdiça muita água. Toda a água dentro da piscina é o que dá para economizar ao longo de um ano. Um professor de matemática fez as contas. “Total de 403.200 litros. Quase uma piscina semiolímpica”.
A gente acaba nem percebendo que desperdiça tanta água assim. Mas pequenas mudanças, pequenas ações, que nem precisam afetar a nossa rotina podem ajudar a diminuir, e muito, o desperdício e inclusive diminuir o valor da conta de água pela metade no final do mês.

Na hora de escovar os dentes, por exemplo. Se a torneira ficar aberta durante toda a escovação por pelo menos 5 minutos, serão gastos 80 litros de água. Mas se só abrirmos a torneira duas vezes, quando é necessário um litro é suficiente.
A vilã do desperdício de água dentro de casa é a descarga do vaso sanitário desregulada. Ela pode consumir até 30 litros de água - três vezes mais do que o necessário. “Hoje em dia o mercado oferece válvulas acopladas, com vazões diferenciadas que possibilitam reduzir bastante o consumo em torno de 60 a 70%”, explica Alex Ramos, gerente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

A economista Juliana Amaral trocou a descarga e comprovou a economia. “Muito menos água. Você vê na hora que você usa”. Na hora do banho, quanto menos tempo debaixo chuveiro, mais economia. Em 15 minutos de banho são gastos 144 litros de água. Com cinco minutos, 48 litros.
E pra lavar a louça, quanto menos tempo de torneira aberta, mais água é poupada. Em 15 minutos lá se vão 243 litros. Se a louça for ensaboada com a torneira fechada, o consumo de água é reduzido para 46 litros.
Quem mora em casa, tende a consumir um pouco menos. Para a água chegar ao alto de um prédio, precisa de pressão mais forte que o normal. Por isso, gasta mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger